Arthur Barbosa da Silva com a mão na massa fazendo gelatina...
O Arthur tem seletividade alimentar desde um ano e meio, antes mesmo de termos o diagnóstico de Autismo e Deficiência Intelectual. Até essa idade, ele comia todos os alimentos, frutas, verduras, legumes, carnes e alimentos com diversas texturas e cheiros…
Antes de comer ele cheira, sente com as mãos e só come alimentos secos. Bebe pouca água e toma sucos diversos. Pensamos em inserir a gelatina por diversas vezes mas sem sucesso…..
Então por esses dias, minha irmã que tbm é Professora teve a idéia de ensinar o Arthur a fazer gelatina….
Então fomos ao mercado (sempre levamos ele nos comércios para ir se adaptando aos locais) e passando pelo corredor das gelatinas paramos para escolher algumas, deixamos o Arthur ajudar na escolha dos sabores.
Chegando em casa mostramos pra ele o passo a passo para fazer a gelatina, seguimos fazendo e deixando ele explorar as etapas (menos a parte da água morna, explicamos sobre o perigo de mexer no fogo).
Arthur pegou as vazilhas de plástico, gelatinas, colher e começou a fazer do jeito dele e explicamos as etapas sem exigir muito, deixamos ele brincar, sentir e vivenciar o momento. Ele adorou, comeu durante e após o término da receita.
Foi um avanço significativo, pois faz tratamento com lactulona há dois anos para regular o intestino. Acreditamos que esse novo alimento vai ajudar.
Somos gratos e sabemos da importância das terapias que contribuem e tem ajudado bastante. Esse contato com as etapas desde ir ao mercado, participar da receita o deixou empolgado e foi incrível para ele e toda a familia.