iStock_000014223259Medium.jpg
Associação Pestalozzi de Campinas
          A Associação Pestalozzi de Campinas é uma Instituição sem fins lucrativos, fundada em 04/10/1978, por um grupo de professores de diferentes áreas. Atua em caráter assistencial, tem como objetivo atender no formato terapêutico/educacional pessoas com Deficiências Múltiplas, Deficiência Intelectual e TEA - Transtorno do Espectro Autista.
Missão

 

Favorecer as potencialidades e habilidades de cada indivíduo, respeitando as especificidades para o exercício pleno da cidadania

 

 

Visão

 

Oportunizar o exercício pleno da cidadania da pessoa com deficiência e seus familiares

 

 

 

 

Valores

 

  • Compromisso social
  • Profissionalismo
  • Envolvimento
  • Transparência
  • Comprometimento
  • Credibilidade
  • Respeito à diversidade

​​​​​​​

                 Nosso público é o da pessoa com deficiência: múltipla, intelectual e TEA- Transtorno do Espectro Autista, entre crianças, adolescentes e adultos e suas famílias.

 

          A Associação leva o nome de Pestalozzi devido ao Johann Henrich Pestalozzi, que foi um educador suíço, dedicou a trabalhar com crianças em situação de vulnerabilidade social que apresentavam dificuldades de aprendizagem e de comportamento, dando a eles atenção, amor e carinho. A maior lição que levamos para nossa prática vem de uma frase simples mas bastante profundo que fala: Tudo que sou, sou pelo coração!

 

         A Pestalozzi Campinas atua nas três áreas: Assistência Social, Educação e Saúde, com os seguintes programas: Escola de Educação Especial Exclusiva, Programa inclusão: atendimentos de AEE - Atendimento Educacional Especializado e atendimentos do Serviço Complementar; Assistência Social - Atendimento às famílias e Atendimento Habilitação e Reabilitação na área da Saúde.

 

            A Associação Pestalozzi de Campinas, em consonância com a legislação vigente e a Política Nacional de Atenção à Saúde para Pessoas com Deficiências, tem como compromisso garantir a defesa dos direitos das pessoas com deficiências.

 

               O trabalho desenvolvido nesta entidade é regido pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

 

            Esta Lei tem como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu protocolo facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de Julho de 2008, em conformidade com o procedimento previsto no § 3º do art. 5º da Constituição da República Federativa  do Brasil, em vigor para o Brasil, no plano jurídico externo, desde 31 de Agosto de 2008, e promulgados pelo Decreto nº6.949, de 25 de agosto de 2009, data de início de sua vigência no plano interno.