Nossa história
Desta forma a Associação Pestalozzi de Campinas – que iniciou seu trabalho com a Escola de Educação Especial, se formalizou como Entidade de fins não econômicos (nomenclatura utilizada na época), foi fundada em 1978 na cidade de Campinas e filiada à Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi do Brasil – FENASP, possuindo Estatuto Social próprio, não tendo quaisquer vínculos com outra Entidade de idêntica denominação.
A Associação Pestalozzi de Campinas foi caracterizada com o passar do tempo como uma ONG – Organização Não Governamental, localizada na região sul do município, em uma área comercial e residencial, com ruas asfaltadas, saneamento básico, com moradias de casas e edifícios de médio e alto padrão, atendendo a população de Campinas.
A equipe inicial era composta por professoras da educação especial, o serviço oferecido era pela escola de educação especial e pelos atendimentos complementares à rede regular de ensino; inclusão escolar, com público-alvo de pessoas com deficiência intelectual, deficiência múltipla e síndromes genéticas, conforme Estatuto na época.
A Associação Pestalozzi sempre atuou de forma responsável em consonância com o Estatuto da criança e do adolescente – ECA.
Os alunos atendidos recebiam atendimentos nas áreas da educação especializada, terapêutico escolar, clínico e social, contando com uma equipe especializada nas áreas de pedagogia, fisioterapia, fonoaudióloga, psicologia, terapia ocupacional, educação física, musicalização e atendimento terapêutico com cães.
A Associação Pestalozzi de Campinas oferecia dois programas de atendimento: pedagogia e vida (escola especial) e inclusão escolar (acompanhamento educacional e terapêutico aos alunos da rede regular de ensino), atendendo até 2015 cerca de 80 pessoas com deficiência.
A Associação leva o nome de Pestalozzi devido ao Johann Henrich Pestalozzi, que foi um educador suíço, dedicou a trabalhar com crianças em situação de vulnerabilidade social que apresentavam dificuldades de aprendizagem e de comportamento, dando a eles atenção, amor e carinho. A maior lição que levamos para nossa prática vem de uma frase simples, mas bastante profunda, que fala: Tudo que sou, sou pelo coração!
Atualmente a Pestalozzi Campinas atua nas três áreas de maior importância:
- Assistência Social: Atendimento e acompanhamento às famílias;
- Educação: Escola de Educação Especial Exclusiva, Programa inclusão: atendimentos de AEE – Atendimento Educacional Especializado e atendimentos do Serviço Complementar;
- Saúde: Atendimento Habilitação e Reabilitação na área da Saúde.
A Associação Pestalozzi de Campinas, em consonância com a legislação vigente e a Política Nacional de Atenção à Saúde para Pessoas com Deficiências, tem como compromisso garantir a defesa dos direitos das pessoas com deficiências.
Atualmente a Pestalozzi Campinas é caracterizada como OSC – Organização da Sociedade Civil, é regido pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.
Esta Lei tem como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu protocolo facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de Julho de 2008, em conformidade com o procedimento previsto no § 3º do art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, em vigor para o Brasil, no plano jurídico externo, desde 31 de Agosto de 2008, e promulgados pelo Decreto nº6.949, de 25 de agosto de 2009, data de início de sua vigência no plano interno.
Atuamos com respeito, dedicação, responsabilidade, qualidade em todos os serviços que oferecemos.
Contato
Rua Alayde Nascimento Lemos, 570 – Vila Lemos – Campinas-SP – CEP: 13100-453